quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Sebrae leva artesanato dos ateliês para shopping em Florianópolis

Arte Catarina 13/12/2007


A 1ª Mostra Sebrae de Produtos Artesanais - Aroma, Sabor e Arte Catarina está programada para 15 de janeiro a 10 de fevereiro, no Beiramar Shopping

Regina Xeyla

Divulgação



Produtos de artesanato que fazem parte do projeto Arte Catarina possuem alto padrão de qualidade
Brasília - Aroma, sabor e arte. Esses elementos estarão reunidos no período de 15 de janeiro a 10 de fevereiro, no Beiramar Shopping, em Florianópolis (SC). Trata-se da 1ª Mostra Sebrae de Produtos Artesanais - Aroma, Sabor e Arte Catarina, que reunirá, no mais antigo shopping da capital catarinense, os produtos derivados dos projetos apoiados pela Instituição, nas áreas de artesanato e agronegócios. São trabalhos feitos em renda, cerâmica, fibra, tapeçaria, velas, madeiras, couro, bem como cachaça, licor, geléias, entre outros.

A data e o local do evento não poderiam ter sido melhor escolhidos. Isso porque os 30 dias da mostra vão estar concentrados no período de alta temporada na capital catarinense. Segundo a assessoria de imprensa do Beiramar, nessa época do ano, passam pelos corredores do shopping cerca de 35 mil pessoas por dia.

“Todos os produtos de artesanato que fazem parte do projeto Arte Catarina possuem alto padrão de qualidade. O nosso objetivo com esse evento é levar até o público, por meio da exposição e comercialização, esses produtos que hoje possuem considerável valor agregado, promover a divulgação dos produtos da terra”, explica a consultora do Sebrae em Santa Catarina, Simone Amorim.

A mostra, que contará com uma área de 200m², será dividida em quatro diferentes espaços destinados à divulgação e comercialização. No espaço da loja 'Arte Catarina' estarão sendo vendidos todos os produtos de artesanato que hoje preenchem as prateleiras dos nove pontos de comercialização do Projeto Arte Catarina existentes no Estado.

Andando mais um pouco, o visitante fará uma viagem no tempo ao entrar no espaço 'Armazém Secos e Molhados'. No ambiente customizado nos moldes dos armazéns de antigamente, serão vendidos produtos que vêm dos tempos coloniais, como cachaça, vinho, geléia, banana processada, licores, entre outros, todos produzidos pelos projetos do setor de agronegócio apoiados pelo Sebrae.

Mais à frente estará o espaço 'Varanda do Gourmet'. A exemplo da Casa Cor, área será subdividida em três ambientes: cozinha, sala de jantar e sala de estar. Cada espaço estará decorado com peças artesanais e produtos do agronegócio. “Queremos mostrar que é possível utilizar o artesanato do Estado como itens de decoração e utilidade”, afirma Simone. Já no 'Espaço Degustação', os visitantes além de olhar, também poderão saborear os vários produtos comercializados no 'Armazém Secos e Molhados'.

No espaço 'Oficinas Demonstrativas', o visitante poderá observar de perto a criação dos Mestres de Ofício. Ao todo serão 60 artesãos, sendo dois a cada dia, que irão demonstrar em ateliês, montados especialmente para a mostra, o processo de criação no seu ofício.

A artesã Silvia Mônica irá compor esse time de artesãos. Parceira do Sebrae há mais de sete anos e com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente, a artesã apresentará na mostra a arte de criar peças decorativas usando elementos da natureza.

Silvia produz jogos americanos, guirlandas, porta-guardanapos, móbiles, entre outros, utilizando, principalmente, palha de milho e escama de peixe, além de sementes e pedras. Para montar nos dias da mostra, a artesã irá levar o que ela considera o carro-chefe das suas criações. Silvia, que está se especializando na criação de presépios, vai montar caxinhas decoradas com flores feitas de palha de milho e escama de peixe. “Como vamos ter que fazer na hora, escolhi levar uma peça que tem um processo rápido de montagem para não dispersar o público”, afirma.

A 1ª Mostra Sebrae de Produtos Artesanais - Aroma, Sabor e Arte Catarina acontece de 15 de janeiro a 10 de fevereiro, no Beiramar Shopping, em Florianópolis, Santa Catarina. A exposição estará localizada no piso térreo, no hall de entrada do shopping. O horário de funcionamento será das 13h às 22 horas.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e 2107-9359
Sebrae em Santa Catarina - (48) 3221-0800

Nenhum comentário: