quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Projeto Artesanato de Rondônia fecha ano lançando catálogo

Resultado
11/12/2007 - 12:10


Publicação mostra, através do trabalho de 83 artesãos, contínuo processo de evolução em seis municípios

William Jorge Heron

Porto Velho - O processo criativo, a cooperação e o apoio que o artesanato de Rondônia vem recebendo ao longo dos últimos três anos serão apresentados nesta quarta-feira (12) às 19 horas, em Porto Velho, quando o Sebrae/RO lança o Catálogo do Artesanato de Rondônia, que marca o encerramento das atividades do projeto em 2007.

A apresentação do catálogo será feita na Casa Blanca Eventos, em Porto Velho. Lá estarão, além do público-alvo, a diretoria e membros do Conselho Deliberativo do Sebrae e os artesãos responsáveis pelas conquistas do setor.

A apresentação do catálogo será feita a lojistas e a designers, que conhecerão 207 peças selecionadas entre as criações de 83 artesãos das cidades de Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Pimenta Bueno, informa a coordenadora do projeto Glenny Paes Salles, do Sebrae em Rondônia.

“No início de 2007, o Sebrae firmou um convênio de cooperação com o Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene), no qual se acertou que os produtos artesanais deveriam passar pela consultoria de design para entrar no catálogo”, reforça Glenny.

Ela lembra que, depois da criação e do aperfeiçoamento das peças artesanais, “foi contratada uma curadoria das peças que iriam compor o catálogo, o que foi realizado pelo Instituto Meio, de São Paulo. É fruto de três anos de trabalho – desenvolvido entre 2005 a 2007 – tempo do Projeto Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultado), do Sistema Sebrae”.

Além de registrar a evolução do processo criativo dos artesãos rondonienses, o documento tem como proposta a conquista dos lojistas especializados na comercialização de artesanato e a criação de um elo entre a produção local e a comercialização de produtos de qualidade, de acordo com as exigências do mercado.

São parceiros na ação de divulgação do Catálogo do Artesanato de Rondônia o Cetene, o Governo do Estado, as prefeituras de Ariquemes, Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste, o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia, a Caixa Econômica Federal, o Centro Despertar – vinculado à diocese de Guajará-Mirim, a Associação Comercial de Ariquemes, a Associação Comercial de Guajará-Mirim e a Fundação Cultural de Ji-Paraná.

Serviço:
Sebrae em Rondônia - (69) 3217-3800

Nenhum comentário: