quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Região das Missões apresenta nova coleção de artesanato

Artesãos de Guarani das Missões lançam linha inspirada em cultura polonesa

Da ASN/RS

Guarani das Missões - Considerada um dos principais destinos turísticos do Brasil, a Região das Missões, no Rio Grande do Sul, tem um novo atrativo. Um grupo de artesãs de Guarani das Missões, município distante 479 quilômetros de Porto Alegre, lançou a coleção Polska Sztuka, com peças inspiradas na cultura e na arte polonesa.

A localidade é conhecida como a capital polonesa dos gaúchos. O grupo de seis artesãs participa do Programa Empreender, impulsionado no Estado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). O Empreender estimula a associação e a capacitação de pequenos negócios e tem também a parceria da Associação Comercial e Industrial de Guarani das Missões.

O lançamento da coleção, realizado no dia 30 de novembro, na segunda edição da Feira do Artesanato Missioneiro, em Guarani das Missões, também contou com o incentivo da Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil. A entidade ofereceu curso sobre cultura polonesa às artesãs, que se prepararam durante um ano para desenvolver a coleção. Pesquisas foram realizadas pelo grupo nos municípios de Nova Prata e de Casca, localidades onde também houve colonização polonesa.

“Cerca de 80% da população de Guarani das Missões têm origem polonesa”, explica a facilitadora do Empreender na localidade, Fabiane Gallert. De acordo com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a população da localidade é de cerca de 8,5 mil habitantes. A linha de artesanato inclui ovos de madeiras pintados, guardanapos e trilhos para mesa e pratos em madeira com imagens gravadas com pirógrafo.

Os ovos são chamados de pisanki e são considerados místicos. Dependendo da cor e do padrão de decoração, podem significar paz, amor, beleza, caridade, casamento, cristianismo ou prosperidade. Os pratos são chamados talerz e os bordados dos guardanapos e trilhos, hafty polski. As imagens reproduzem locais de Guarani das Missões. A facilitadora destaca que pratos deste tipo são uma tradição na Polônia. “Esse é um artesanato diferenciado, que será um novo atrativo para a Rota Missões”, destaca a técnica do Sebrae/RS Lisiani Ruggeri Hampel referindo-se ao projeto de turismo que contempla a Região das Missões e que também conta com o incentivo do Sebrae/RS.

Palco de um dos episódios capitais para a formação do gaúcho, as Missões compreendem uma área que abrange localidades do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai. Nessa área, entre os séculos XVII e XVII, desenvolveu-se a República Jesuítico-Guarani das Missões, com padres da Companhia de Jesus catequizando índios guaranis e fundando povoados que deixaram marcas indeléveis na História. No Rio Grande do Sul, estão localizados os Sete Povos das Missões: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço do Sul, São Miguel, São João Batista e Santo Ângelo. As ruínas de São Miguel são declaradas Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

As seis artesãs responsáveis pela coleção Polska Sztuka integram o Núcleo de Artesanato do Empreender em Guarani das Missões. No total, o núcleo reúne 20 profissionais. O programa tem outros dois núcleos no município: agricultura familiar, com 25 estabelecimentos, e de prestadores de serviços, com 81 empresas.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5182/5123
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS - (51) 3216-5006
Sebrae Noroeste - (55) 3332-6488
Site Rota Missões - www.rotamissoes.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

São Lourenço do sul não faz parte dos sete povos das missões.