quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Artesanato de Rondônia ganha catálogo, site e mercado

Catálogo com peças criadas por artesãos de seis municípios mostra o crescente potencial dos artesãos da região

William Jorge Heron

Divulgação


Catálogo retrata peças criadas por 83 artesãos

AmpliarPorto Velho - Exposição em painéis, um catálogo, apresentação de DVD, além do anúncio de um site, marcaram, na quarta (12), em Porto Velho (RO), o encerramento das atividades do artesanato rondoniense este ano. A apresentação foi feita a artesãos, lojistas, designers e potenciais investidores, que tiveram a oportunidade de conhecer trabalhos produzidos seis municípios.

As ações marcam o resultado de três anos de trabalhos de comunidades de artesãos em Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste e Pimenta Bueno e Ji-Paraná, sob a orientação de consultoria contratada pelo Projeto Sebrae de Artesanato.

O resultado alcançado, retratado no Catálogo do Artesanato de Rondônia, segue as diretrizes da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), do Sistema Sebrae, desenvolvida em todo o País. O documento retrata 207 peças criadas por 83 artesãos.

Importantes conquistas para o artesanato brasileiro, especialmente o da região Norte, o catálogo, o vídeo e o site (www.artesanatoderondonia.com) mostram a evolução da produção artesanal e também a conscientização do público-alvo do projeto para explorar sua criatividade em sintonia com o respeito ao meio ambiente, já que praticamente as peças têm como matéria-prima elementos naturais – sementes, madeira, fibras naturais, pedras preciosas e borracha.

“O Brasil tem cerca de oito milhões de artesãos que geram negócios da ordem de R$ 30 milhões, e o catálogo representa que a comunidade deverá agir com profissionalismo, com visão de mercado, o que representa qualidade na produção”, disse o consultor do projeto, Lars Diederichsen. Ele deu um testemunho sobre o acompanhamento da evolução da produção dos artesãos rondonienses, mostrando a satisfação com o crescimento profissional de cada um.

Um conjunto de todo o processo de evolução criativa, tecnológica e consciência ecológica marca, com o lançamento do catálogo, a preocupação do Sebrae e seus parceiros com a qualificação de mão-de-obra, aperfeiçoamento de gestão e organização através do associativismo.

Graças a isso é que os artesãos estão conquistando mercado, inclusive o externo, o que lhes proporciona acesso a crédito, parcerias com órgãos ambientais, governamentais e ONG, o que facilita o acesso à matéria-prima necessária a seu trabalho e transporte, garantindo a geração de novos postos de trabalho e renda.

Pedro Teixeira Chaves, diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, disse que o sucesso do artesanato rondoniense, além do fundamental apoio dos parceiros, tem sido um registro do “desenvolvimento socioeconômico com respeito ao meio ambiente. O artesanato é uma atividade socioambiental, passando por um consciente processo de extrativismo, gerando trabalho e renda”.

Ele também destacou o empenho de todos em tornar conhecida a criatividade dos artesãos na Amazônia, nas demais regiões brasileiras e também no mundo. Além de Teixeira Chaves, esteve presente o diretor-técnico Hiram Rodrigues Leal.

São parceiros do Sebrae no avanço da produção do artesanato de Rondônia e no encerramento das atividades do projeto este ano o governo estadual, as prefeituras de Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste; o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Associação Comercial de Ariquemes, Guajará-Mirim, Fundação Cultural de Ji-Paraná, Centro Despertar – entidade ligada à diocese de Guajará-Mirim.

Serviço:
Sebrae/RO - (69) 3217-3800
Site - www.artesanatoderondonia.com

Nenhum comentário: