domingo, 2 de dezembro de 2007
PEÇA DE ARTESÃOS PERNANBUCANOS
Catálogo apresenta peças de artesãos pernambucanos
Grupo de 16 artesãos de Serrita (PE) recebeu orientações de arquitetos e designers na produção de peças decorativas, utilitárias, acessórios e mobiliários
Do Sebrae em Pernambuco
Foto Bosco Lacerda Filho
O couro do gibão dos vaqueiros é o principal material usado no artesanato local
AmpliarRecife - O Sebrae em Pernambuco lançou o catálogo Arquitetando Arte Serrita na terça-feira (27) na Casa Cor 2007 no espaço do Armazém Sebrae. A publicação apresenta trabalhos desenvolvidos por 16 artesãos do município de Serrita (PE) que passaram por um processo de capacitação aplicado pela Instituição. O objetivo do catálogo é apresentar a varejistas e profissionais da decoração o trabalho desenvolvido no município.
Todas as peças têm como principal matéria-prima o couro e são decorativas, utilitárias, acessórios e mobiliários. Todas serão comercializadas. Antes da intervenção dos designers e arquitetos, os artesãos trabalhavam apenas com vestimentas típicas da região, como gibões e outras indumentárias do vaqueiro.
O trabalho com o grupo começou em março deste ano. Os artesãos foram capacitados por arquitetos e designers que promoveram um aprimoramento das técnicas utilizadas com o objetivo de desenvolver peças artesanais voltadas para o mercado de decoração, em lojas especializadas. Além do Sebrae, são parceiros do Arquitetando Arte, o Projeto Produzir, do Ministério da Integração Nacional, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Serrita e Codevasf.
"As peças apresentadas na Casa Cor são bastante diferenciadas, são peças decorativas para compor ambientes. Nosso objetivo é apresentá-la aos decoradores e arquitetos, para que eles apresentem como opção em seus projetos", explica o gestor do projeto Rota do Cangaço, da unidade do Sebrae em Serra Talhada, Alexandre Campos. Ele ressalta ainda que o objetivo do Arquitetando Arte é apresentar aos artesãos uma nova opção de mercado, mais exigente e qualificado.
Distante a 544 quilômetros do Recife, o município de Serrita é nacionalmente conhecido pela realização da tradicional Missa do Vaqueiro. A atividade profissional está presente em vários elementos da cultura local. O couro do gibão dos vaqueiros é o principal material usado no artesanato local.
Serviço:
Sebrae/PE – (81) 2101-8400
Fonte Sebrae/PE
Marcadores:fotos
Banco do Nordeste,
couro gibão,
pernanbucanos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário