segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Couro de tilápia inspira artesã mineira

Pele do peixe combinada com crochê é matéria-prima para bolsas e carteiras femininas exclusivas

Eliza Caetano

Belo Horizonte - O couro da tilápia, pequeno peixe de água doce criado em cativeiro para exploração de sua carne, se tornou inspiração para uma artesã mineira. Sidnei Faria, de Varginha, Sul de Minas, acrescentou o material a seu cuidadoso trabalho, que antes utilizava apenas o tecido. “O resultado é muito bonito. O couro fica com cores atraentes e é exótico, um grande diferencial”, diz.

Junto ao crochê, as bolsas e carteiras feitas por Sidnei ganham status de produto exclusivo. Cada peça leva cerca de dois dias para ficar pronta e todo o trabalho é feito pela mineira, para garantir o capricho. Agora a artesã quer transformar a idéia em negócio, sem perder a qualidade, mas sabe que suas peças não têm custo baixo. “Não me importo com a quantidade. Quero encontrar o mercado certo para meus produtos, mesmo que sejam poucas unidades”, define.

Como a pele do peixe é pequena, são necessárias entre 30 e 40 para produzir uma bolsa. Sidnei também utiliza fios naturais e de seda pura, além de complementos de metal, para finalizar o acessório. O preço do produto fica entre R$ 200 e R$ 300. “O maior problema é a venda. Preciso eliminar atravessadores para que a idéia seja viável”, diz.

Algumas das lojas já procuradas por Sidnei não mostraram grande interesse. “O produto é novo e ninguém quer apostar. Preferem as bolsas tradicionais”. Como pontos de venda, a artesã utiliza, além das lojas da região, uma feira de artesanato mensal em Varginha.

O material inusitado foi sugerido à professora aposentada por uma amiga que tem uma empresa de criação de tilápias. “Ele me entregou o material para fazer testes, saber se é viável o beneficiamento. O couro ficou guardado em uma gaveta por um ano mas, quando resolvi experimentar, gostei do resultado”, conta.

Em relação ao couro bovino, o do peixe tem uma vantagem estratégica para a artesã. Como é bem mais delicado, não exige investimento em máquinas de costura específicas. Ela pode continuar trabalhando na mesma que usa para os tecidos.

Serviço:
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas - (31) 3371-9036/9039/9212
Agencia Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 / 2107-9362 / 2107-9359
Artesã Sidnei Faria – (35) 3221-4973

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho muito legal este empreendimento. Primeiro, porque não precisa desmatar as florestas e fazer delas pasto para criar gado. Segundo, como disse a artesã é mais fácil de trabalhar, não necessitando de máquinas pesadas. Além disto, as peças ficam muito bonitas e devem ficar mais delicadas. Engraçado que há pouco tempo é que fiquei sabendo desta ultilidade para o couro de tilápia. Folheando uma revista, vi uma sapatilha, muito transadinha. Achei linda! Parabéns à artesã e sucesso!
Quando for a Varginha, quero ver os trabalhos dela!
Magda.

Anônimo disse...

Quero comprar um bolsa de couro de peixe.
fa.by.g@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa Noite! Quero saber se vc tem interesse em comprar couros de tilápia? Trabalho com processamento e não tempo´para reutilizar os resíduos. Caso interesse meu e-mail é lidiana-dsg@hotmail.com. Obrigada pela atenção, abraços.