quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Artesãos mostram talento durante Expo Brasil

Apoio à arte 05/12/2007

Sebrae apóia associações de artesãos no Rio Grande do Norte

Giovana Perfeito, enviada especial da ASN

Canindé Soares


Artesanato gera renda e inclusão social
Natal - Em poucos segundos, as mãos habilidosas do artista José Santana transformam a argila bruta em objetos de decoração. O trabalho chama a atenção do público que visita a feira de produtores da 6ª Expo Brasil, realizada no Centro de Convenções de Natal.

José é um dos artistas da Cooperativa de Produção Artesanal do Potengi (Copap), apoiados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. Ele conta que trabalha com cerâmica desde a década de 80 e sempre participou de todo o processo até a formação do produto final. Depois de dar forma à argila, José espera a peça secar, dá polimento e a leva ao forno. Ele mesmo faz a pintura nas peças. Geralmente trabalha com o estilo rupestre.

A arte de José é conhecida em todo o Estado do Rio Grande do Norte. "O Sebrae me proporcionou parcerias e visibilidade. É uma Instituição que só quer que o artista cresça", conta. Os participantes da Expo Brasil puderam acompanhar um pouco do trabalho de José e levar para casa algumas de suas belas peças.

A artesanato do grupo Sisal em Tramas também é exposto na feira do evento. São jogos americanos, passadeiras, souplat, bolsas e porta jóias. Tudo feito com o sisal, uma cultura da região de Lajes Pintadas, no interior do Rio Grande do Norte. Alguns produtos, como os jogos americanos são feitos com o auxílio de um tear.

O Sisal em Tramas faz parte da Associação de Artesãos de Lajes Pintadas que recebe apoio do Sebrae. São 42 artesãos. Geilda Feliciano explica que o apoio do Sebrae ajudou a desenvolver o comércio do grupo. "Antes, quando a gente tirava os gastos só sobrava dinheiro para comprar mais matéria-prima", diz. Com o apoio, Geilda conta que a renda do grupo aumentou cerca de 80%.

Em outro estande da Expo Brasil, o público encontra bonecas de pano, almofadas com pathwork, bolsas e colares. A produção dessas peças é apoiada pela Cooperativa Pindorama e pela Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco), ambas de Alagoas. Marinalva Vilela, colona da Pindorama, conta que os principais produtos da Cooperativa são o álcool e o açúcar. Mas, esse trabalho fica por conta dos homens. Para as mulheres incrementarem essa renda, a Pindorama apóia o trabalho artesanal.

Marinalva também é gerente do Núcleo de Incubadora de Empresas de Pindorama (Niep). "Esse é um braço do Sebrae dentro da Pindorama", diz. A idéia é ensinar às associações formas de caminhar com as próprias pernas. "Já temos grupos de doce, vinagre e costureiras graduados no Niep e que vão formar cooperativa de vendas", explica.


O presidente da Adelisco, Manoel dos Santos, conta que a agência apóia projetos desse tipo em dez municípios, inclusive em Pindorama. São dez grupos produtivos, com cerca de 150 artesãos. O trabalho dessa comunidade é feito com coco e palha da bananeira. "Estamos trabalhando agora na comercialização dos produtos. Apoiamos a participação dos produtores em feiras para divulgarem seu trabalho", diz.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 e (61) 2107-9359 / 9362
Expo Brasil - www.expobrasil.org.br
Data - de 3 a 6 de dezembro de 2007
Local - Centro de Convenções de Natal (RN)
Associação de Artesãos de Lajes Pintadas – (84) 3691-0173
Cooperativa de Produção Artesanal do Potengí – (84) 3278-2881
Cooperativa Pindorama – www.cooperativapindorama.com.br
Adelisco - http://adelisco.vilabol.uol.com.br/

Nenhum comentário: