quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Oficina de Artesanato

Flores da Cunha (RS) promove Oficina de Artesanato no feriado
Profissionais vão aproveitar período de feriado para aperfeiçoar técnicas e capacitar-se em gestão de qualidade e na área financeira dos empreendimentos

Da ASN/RS

Flores da Cunha - Artesãos de Flores da Cunha, município gaúcho distante 150 quilômetros de Porto Alegre, vão aproveitar o feriado de 15 de novembro para aperfeiçoar ainda mais o trabalho que realizam. Um grupo de 16 profissionais, integrantes do Núcleo de Artesanato do Programa Empreender na localidade, vai participar da Oficina de Artesanato, uma capacitação desenvolvida pelo Sebrae no Rio Grande do Sul.

A oficina será realizada de 14 a 18 de novembro. O Empreender, que estimula a capacitação e o associativismo de pequenos negócios, é impulsionado no Estado pelo Sebrae/RS e pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). Em Flores da Cunha, o programa conta com a parceria do Centro Empresarial.

“Boa parte do grupo exerce outras atividades profissionais além do artesanato. Então, eles decidiram aproveitar o período do feriado e do fim de semana para qualificar o trabalho que realizam”, destaca a facilitadora do Empreender em Flores da Cunha, Natalina Flávia Francisconi. De acordo com ela, as peças produzidas pelo núcleo têm uma forte identificação com a região, de colonização italiana.

“Eles trabalham com técnicas características do artesanato típicamente local”, afirma. Os artigos oferecidos são trabalhos em crochê e tricô aplicados em panos de prato e toalhas de mesa, utensílios de madeira, cestas de vime e artefatos em palha de trigo, por exemplo. “Com a oficina, queremos verificar a fidelidade dessas peças em relação à cultura da região e aperfeiçoar o que está sendo feito”, explica a facilitadora.

A Oficina contempla técnicas de artesanato, gestão de qualidade e área financeira dos empreendimentos. “A metodologia de trabalho foi criada especificamente para o segmento”, destaca a gestora do projeto de Atendimento Multissetorial do Sebrae/RS Serra Gaúcha, Simone Formolo. Na capacitação, são avaliadas e sugeridas melhorias nas peças produzidas.

Um dos principais objetivos do trabalho é criar uma identificação entre o artesanato e a comunidade em que é produzido, aproveitando temas e ícones locais. A oficina envolve ainda orientações sobre qualidade de produto e de relacionamento profissional e sobre aspectos financeiros da atividade, como os procedimentos para a definição correta dos preços das mercadorias.

O Núcleo de Artesanato de Flores da Cunha foi formado em março de 2007. Além desse grupo, o Empreender em Flores da Cunha conta com o Núcleo de Móveis (que reúne fabricantes de móveis sob medida e profissionais e empresas que atuam como terceirizados para fábricas de móveis seriados) e o Núcleo de Construção (que reúne profissionais e empresas do segmento, como arquitetos, engenheiros, pintores e pedreiros).

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS - (51) 3216-5006
Sebrae Serra Gaúcha - (54) 3215-5069
Licença
Os textos e as fotografias veiculadas pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente mediante a citação da agência e do crédito do fotógrafo. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9359, no horário das 10h às 19h.
Fonte:http://asn.interjornal.com.br/noticia.kmf?http://asn.interjornal.com.br/noticia.kmf?noticia=6466581&canal=201&total=914&indice=0

Nenhum comentário: