domingo, 11 de novembro de 2007

Devemos divulgar e apoiar o trabalho dessas mulheres!

A COMPANHIA DE LAJES


Donas de casa fazem da argila a
matéria-prima para o artesanato e a amizade

São 7 horas de noite de domingo. No galpão recém-construído, um grupo de senhoras bebe café e conversa animadamente. Longe de ser apenas uma reunião de lazer, elas estão trabalhando. Entre um gole e outro, observam, lá fora, o fogo altíssimo escapando do forno. Seus semblantes se iluminam e a animação toma conta: está garantida mais uma série de potes e objetos de argila.

As senhoras são artesãs do povoado de Lajes, no município de Colina do Sul, no Nordeste de Goiás. Comandas principalmente pela donas Maria Santinha, Dica e Lena, elas produzem há vários anos um artesanato estritamente regional, em que a temática, além de potes que lembram a arte indígena, é constituída de animais, que inclui de veados-campeiros a galos madrugadores. A produção, feita em pequena escala, sempre foi vendida na própria região.

Há cerca de um ano, porém, esta produção começou a crescer e, agora, a meta é colocar o artesanato nos pontos turísticos da região e ainda em Brasília e Goiânia. O principal motivo do crescimento foi a construção do galpão de manufatura, patrocinado pela ONG Espaço Infinito Lazer & Ecologia, que transformou-se em centro comunitário e produtivo. Explica-se: é que antes dele, a produção de artesanato só funciona no período da seca. Quando começavam as chuvas, a atividade era suspensa por falta de local. Assim, as artesãs só tinham como trabalhar metade do ano.

Com a melhoria nas condições, isso começou a mudar. Dona Maria Santinha, de 70 anos, por exemplo, ganhou outro fôlego e passou a percorrer os três quilômetros que separam sua casa de Lajes para mexer com a argila e ensinar a arte a quem quiser aprender. Oriunda de família que sempre trabalhou com cerâmica, ela aprendeu cedo os segredos do barro. Hoje, os divide com todos e os usa em casa e no galpão. Mais: antes só três mulheres faziam artesanato; agora, são oito e o número deve crescer.


--------------------------------------------------------------------------------
*Reportagem de Paulo José e João Fernandes
*Fotos de João Fernandes
Altiplano.com.br (Goiânia, Goiás, Brasil, 1999)
Fonte:http://www.altiplano.com.br/Lajes.html

Nenhum comentário: