segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Apenas uma homenagem ao meu sobrenome "CARVALHO"





O carvalho-português ou carvalho-cerquinho (Quercus faginea) é uma árvore comum em Portugal
O carvalho-português tem folhas caducas (essencialmente com espinhos). Assim como os demais carvalhos, produz a bolota como fruto, que é usada como alimento por lacaios e esquilos, mas imprópria para consumo humano devido ao seu sabor amargo. Nos primeiros dias, as bolotas aparecem como grandes botões fechados mas ao longo do tempo tomam uma cor verde claro; vão secando, depois caem para o solo para germinarem novos carvalhos.
( Este artigo é um esboço sobre Botânica..)

Carvalho-roble
O carvalho-vermelho, carvalho-roble ou carvalho-alvarinho (Quercus robur) é uma árvore de grande porte, de folha caduca, pertencente à família Fagaceae (ordem Fagales). Esta espécie foi no passado a árvore dominante nas florestas do Minho, Douro Litoral e Beiras.
A madeira do carvalho-vermelho é utilizada de muitas formas, como suporte de vinha de enforcado no Minho, em mobiliário, em barris, construção naval, ferramentas, artesanato, construção de casas e até combustível (carvão vegetal). Além destas utilizações, as bolotas servem de alimento para animais, e esta espécie é também muito utilizada como árvore de sombra em muitos parques e jardins.


Sobreiro
O sobreiro (Quercus suber), sobro ou sobreira é uma árvore da família do carvalho, cultivada no sul da Europa e a partir da qual se extrai a cortiça.
É devido à cortiça que o sobreiro tem sido cultivado desde tempos remotos. A extração da cortiça não é (em termos gerais) prejudicial à árvore, uma vez que esta volta a produzir nova camada de "casca" (súber) com idêntica espessura a cada 9 - 10 anos, período após o qual é submetida a novo descortiçamento. O sobreiro também fazia parte da vegetação natural da Península Ibérica, sendo espontâneo em muitos locais de Portugal e Espanha, onde constituía, antes da acção do Homem, frondosas florestas em associação com outras espécies, nomeadamente do género Quercus.
Azinheira
As azinheiras (Quercus ilex), também conhecidas como Carvalho, são árvores que chegam a medir até 10 metros, da família das fagáceas, de folhas discolores, ligeiramente espinhosas nos espécimes adultos, flores masculinas em amentos, as femininas em panículas, e frutos ovóides, revestidos, em parte, por escamas.
Nativas da região Mediterrânea da Europa e Norte da África, sua madeira é dura e resistente à putrefação, sendo largamente utilizada, desde a antiguidade até os dias atuais na construção (vigas e pilares), na fabricação de ferramentas, embarcações e barris para envelhecimento de vinhos. Ainda hoje, sua madeira também é utilizada como lenha e na fabricação de carvão, que continua sendo importante fonte de combustível doméstico em muitas regiões Ibéricas.
Atualmente, na Espanha, se cultivam ´Las encinas´ principalmente por seus frutos, as conhecidas ´bellotas´ (ou pelotas) devido à sua ampla utilização, tanto como alimento para humanos (comem-se tostadas ou faz-se farinha), como principal alimento para os javalis, utilizados no preparo do famoso ´Jamón Serrano´. Os frutos também apresentam propriedades desinfectantes e, fervidos, são popularmente utilizados no tratamento de pequenas infecções.
Gostou??? Quer mais detalhes? visite o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Carvalho

Nenhum comentário: